Como conseguir visto para Dinamarca?

Tem curiosidade para saber como tirar um visto para Dinamarca? É possível ficar no país por até 90 dias sem essa autorização, mas depois desse período é preciso solicitar permissão de residência. Saiba mais sobre essa possibilidade!

Se você pensa em viajar para o exterior, vale a pena tentar um visto para Dinamarca. O país nórdico está na 11ª colocação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e é uma das nações com maior nível de igualdade social, com resultado de 0,247 no Coeficiente de Gini.

O que isso representa? A Dinamarca não só é um país excelente e rico para visitar, mas também para fazer um intercâmbio. Por isso, neste post vamos apresentar as dicas necessárias para conseguir um visto dinamarquês. Veja o que precisa fazer!

Os dinamarqueses são bastante patriotas e honram suas tradições .

Quais são os costumes e a cultura dinamarquesa?

Com grande riqueza cultural, a Dinamarca é um país único em história e patrimônio intelectual. Uma das principais tradições é a Fastelavn, uma celebração que começou próximo dos anos 1500 e marcava o início da Quaresma.

Ao mesmo tempo, sua origem remete a costumes pagãos. Representava o fim do inverno e dos males que ele trazia ainda na Idade Média. Até hoje, o período é comemorado com guloseimas e outras práticas.

A Dinamarca tem algumas curiosidades. Por exemplo, a porta de casa pode ficar destrancada devido ao alto nível de segurança. A população sempre acende velas para deixar o ambiente aconchegante e ninguém escuta música alta.

Os dinamarqueses são bastante patriotas e honram suas tradições. Por isso, as histórias de Hans Christian Andersen são bastante conhecidas, assim como o Festival de Jazz de Copenhague e o Museu do Aalborg.

Quais são os tipos de visto para a Dinamarca?

É preciso de visto para Dinamarca, mas apenas para viagens curtas. Quando você pretende ficar mais tempo, 3 meses ou mais, deve solicitar uma autorização de residência. É importante ressaltar que, para turismo e negócios, é possível ser dispensado por até 90 dias.

Achou muito confuso? Vamos explicar melhor, a partir das diferentes categorias de visto para a Dinamarca.

Visto Turismo

É um visto dispensado para quem pretende ficar por até 90 dias no país, sem exercer trabalho remunerado de qualquer espécie. Nesse caso, é preciso de um passaporte válido e comprovar condições financeiras, ou seja, que tem 500 coroas dinamarquesas por dia, se ficar em um hotel, ou 350 coroas dinamarquesas, caso fique em uma casa particular ou albergue.

A Dinamarca faz parte da área Schengen. Para ingressar nela, ainda é preciso de:

  1. documento de viagem com validade mínima de 180 dias;
  2. passagem de ida e volta;
  3. comprovante de reserva de hospedagem ou carta-convite;
  4. carta ou declaração do empregador ou outro documento que comprove o retorno ao Brasil;
  5. seguro saúde com cobertura mínima de 30 mil euros.

Visto Residência

Ficar mais de 90 dias exige uma autorização de residência, não um visto para Dinamarca. A Embaixada da Dinamarca no Brasil não emite vistos por uma questão técnica interna. Mas há um convênio do país com a Noruega, e todas as solicitações de visto para Dinamarca podem ser feitas na Embaixada da Noruega em Brasília ou no Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro.

Os documentos solicitados devem ter tradução juramentada para dinamarquês ou inglês. O processo de análise leva de 1 a 3 meses. Você ainda precisará pagar uma taxa e comprovar:

  1. admissão em uma instituição de Ensino Superior da Dinamarca;
  2. existência de recursos para se manter durante sua estada no país;
  3. conhecimento no idioma em que as aulas serão ministradas.

Perceba que a permissão de residência só é concedida se você tiver uma carta de aceitação de uma universidade ou o mercado profissional justificar, por exemplo, pela falta de mão de obra qualificada em uma área. Aqui, existem duas possibilidades.

Visto de Trabalho

Depende da justificativa da área e é preciso ter um contrato ou oferta de emprego com especificação de salário e condições de trabalho. É possível pedir a permissão de residência com validade de 1 mês antes do início da função, caso você tenha condições de financiar suas despesas no período. Caso contrário, o máximo conseguido é de 14 dias.

Caso mude de trabalho ou o contrato expire, precisará solicitar um novo visto para a Dinamarca. Para solicitar a autorização, é preciso apresentar:

  1. formulário de solicitação preenchido;
  2. comprovante de pagamento da taxa consular;
  3. contrato ou oferta de trabalho;
  4. documentos sobre a formação educacional relevante;
  5. passaporte;
  6. autorização especial, se a profissão exigir;
  7. comprovante de condições financeiras, somente para trainees.

A empresa ainda deve fornecer:

  1. documento sobre o salário e condições de trabalho; 
  2. advance statement, se for uma associação esportiva;
  3. declaração de caráter inovador do trabalho, propósito educacional ou relação com outros projetos;
  4. documento do trainee, quando for o caso.

O processo de análise leva de 1 a 3 meses.

Visto de estudante

Permite trabalhar por até 20 horas por semana e deve apresentar a carta de aceitação da instituição de ensino. O visto tem a mesma duração do curso. Para solicitar, o responsável na instituição de ensino deve preencher e assinar a parte 2 do formulário ST1.

Depois, você deve preencher e assinar a parte 1 e agendar um horário na Embaixada da Noruega. Nesse momento, deve apresentar:

  1. formulário preenchido;
  2. passaporte;
  3. comprovante de pagamento das taxas consulares;
  4. carta de aceitação ou comprovante de matrícula;
  5. comprovante de proficiência no idioma em que as aulas serão ministradas;
  6. consentimento dos pais ou responsáveis, para pessoa com menos de 18 anos;
  7. comprovante de pagamento das taxas do curso na Dinamarca e de recursos financeiros suficientes para o período de duração das aulas, na quantia de 4.200 coroas dinamarquesas por mês;
  8. comprovante de pagamento do curso na Dinamarca;
  9. declaração da escola no Brasil.

O período de análise leva de 1 a 3 meses.

Através de parceria, você pode solicitar visto para Dinamarca pela Embaixada da Noruega em Brasília ou no Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro.

Quais requisitos podem ser exigidos para entrar no país?

Para entrar na Dinamarca, os brasileiros devem apresentar: passaporte válido por 6 meses ou mais e com 3 folhas em branco e comprovante de reserva de hospedagem e de meios financeiros para permanência na área Schengen, da qual o país faz parte.

Também precisa ter um documento de viagem com validade mínima de 180 dias após a saída da área Schengen, passagem de ida e volta, carta-convite da instituição de ensino ou da empresa e seguro de saúde com cobertura de 30 mil euros ou mais.

Agora, você já entende o que precisa para conseguir um visto para Dinamarca e aproveitar para fazer um intercâmbio, trabalhar, estudar ou apenas passear. Então, que tal começar a economizar para viajar ao exterior?

Veja agora esse checklist de intercâmbio e conheça 10 itens para não esquecer antes de viajar.

Resumindo:

Precisa de visto para entrar na Dinamarca?

Os brasileiros só precisam de visto se ficarem mais de 90 dias no país. De toda forma, devem cumprir alguns requisitos para entrar na Dinamarca, como ter condições financeiras comprovadas e ter seguro saúde de 30 mil euros ou mais.

Quais os países que não precisam de visto para entrar?

Os países nórdicos, da União Europeia e outros parceiros, como o Brasil, são dispensados do visto de turismo.

Como faz para morar na Dinamarca?

É preciso cumprir os requisitos do governo dinamarquês e fazer o procedimento necessário para solicitar autorização de residência, se ficar por mais de 90 dias.

Onde eu peço visto para Dinamarca?

A Embaixada da Dinamarca no Brasil não emite vistos por uma questão técnica interna. Mas há um convênio do país com a Noruega, e todas as solicitações de visto para Dinamarca podem ser feitas na Embaixada da Noruega em Brasília ou no Consulado Geral da Noruega no Rio de Janeiro.


Related posts

Receita Federal amplia controle sobre PIX e transações com cartões de crédito

IPVA 2025: veja calendário de pagamento e como calcular

Onde Investir em 2025: Estratégias para crescimento financeiro