Visual Studio Code: confira as principais funções da ferramenta

Você já ouviu falar do Visual Studio Code? Não? Pois saiba que esse é simplesmente um dos editores de código-fonte mais utilizados no mundo da programação.

Disponível para os sistemas operacionais mais conhecidos, leve e destinado a diferentes linguagens de programação, esse editor pode facilitar consideravelmente a vida de qualquer programador.

Entretanto, para que ele realmente agregue valor ao seu trabalho, é necessário saber como operá-lo, desde a sua instalação até as operações de edição de código.

Assim, para te ajudar, preparamos este guia completo. Nele, você conhecerá todas as funcionalidades dessa ferramenta e aprenderá a utilizá-la de modo a otimizar a sua rotina de atividades.

Portanto, continue a leitura deste conteúdo para descobrir agora mesmo tudo sobre o Visual Studio Code e se tornar um profissional de TI ainda mais capacitado!

O que é o Visual Studio Code?

O Visual Studio Code, ou simplesmente VS Code, é um editor de código-fonte (também chamado de editor de texto) criado pela Microsoft e lançado no ano de 2015. Muito embora tenha surgido recentemente, sua adesão já é considerável entre os profissionais de TI.

Nesse sentido, o VS Code é, basicamente, um editor que auxilia os programadores na criação de um código de software, sobretudo nas importantes fases de codificação e testes, e que está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Convém mencionar, ainda, que essa ferramenta conta com suporte a muitas e diversas linguagens de programação e é open source. Isso quer dizer que o seu código é aberto e qualquer pessoa pode contribuir com melhorias para o seu desenvolvimento. 

Para quem é essa ferramenta?

Basicamente, o Visual Studio Code, assim como qualquer outro editor de código-fonte, é destinado especificamente aos desenvolvedores. Isso porque ele é capaz de auxiliar esses profissionais durante a programação.

Assim, o profissional de TI pode utilizar o VS Code para escrever, editar e gerenciar o código-fonte, isso quer dizer, o conjunto de palavras ou símbolos escritos ordenadamente que permitirá que os programas sejam executáveis.

Além disso, como esse editor de texto comunica sobre quaisquer erros existentes no código-fonte, o desenvolvedor tem o seu serviço otimizado e a qualidade desse é consideravelmente superior.  

Como funciona o Visual Studio Code?

Operar o Visual Studio Code para escrever e gerenciar códigos é muito simples, mesmo com a riqueza de funcionalidades e extensões que essa ferramenta possui.

Isso porque ela conta uma interface intuitiva e que ainda pode ser alterada manualmente, conforme o gosto do desenvolvedor.

Quais as principais funções do Visual Studio Code?

As principais razões da popularidade do VS Code são a quantidade e a qualidade de suas funções, que contribuem significativamente para a criação de um código-fonte sem erros. Nesse sentido, as principais são:

Depuração de código diretamente do editor 

Como você deve saber, a depuração de código consiste em diagnosticar e reduzir problemas no aplicativo de software, certo?

Nesse sentido, saiba que no VS Code é possível realizar essa ação diretamente do editor, através das ferramentas de depuração integradas para Node.js, TypeScript e JavaScript.

Assim, você, desenvolvedor, pode depurar com pontos de interrupção no seu código, pilhas de chamadas e um console interativo.

IntelliSense 

Como forma de agilizar a escrita do código, a ferramenta IntelliSense descreve as APIs (Interfaces de Programação de Aplicações) enquanto você digita, com preenchimento automático específico da linguagem e verificação de possíveis bugs.

Isso quer dizer que esse recurso vai além do simples realce de sintaxe, pois fornece um autocomplete de código inteligente baseado na linguagem, variáveis, funções definidas, tipos e módulos importados utilizados na programação. 

Integração com o Git

O editor pode ser integrado ao Git, que é um sistema de controle de versões. Por meio dessa ferramenta é possível ver os arquivos alterados, comparar e fazer confirmações direto da interface do editor.

Dessa forma, essa integração também permite que a edição do código-fonte seja mais ágil e assertiva. 

Integração com o Microsoft Azure

O Visual Studio Code também pode ser integrado com o Microsoft Azure. Assim, é possível realizar os deploys, isso é, implantar e hospedar os sites.

Também é possibilitado o armazenamento e a consulta de dados relacionais e baseados em documentos, bem como o escalonamento com computação sem servidor. E o mais interessante: tudo isso sem sair da interface do editor.  

Suporte às mais populares linguagens de programação

Como você já deve ter percebido até aqui, o VS Code possui suporte às mais populares e utilizadas linguagens e tecnologias de programação, como: JavaScript, Java, PHP, HTML, CSS, TypeScript, Phyton, Ruby, C++, C#, SQL, entre outras tantas.

Variedade de extensões

Como já mencionamos, é plenamente possível personalizar esse editor de texto. Isso se deve à sua variedade de extensões que podem ser adicionadas nele, como novos idiomas, temas, integrações com serviços, depuradores, entre outras funcionalidades.

Convém mencionar, entretanto, que essas extensões são executadas em processos separados, o que garante que a ferramenta de edição de código-fonte não fique lenta. 

Qual a diferença entre o Visual Studio e o Visual Studio Code?

Antes de continuarmos nos aprofundando sobre o Visual Studio Code, é preciso diferenciá-lo do Visual Studio.

Afinal, pelo fato de terem nomes similares, muitas pessoas podem acabar confundido os dois. Entretanto, resta saber que se tratam de ferramentas diferentes.

Assim, a primeira e maior diferença está no tipo de ferramenta em que elas consistem: enquanto o Visual Studio Code é apenas um editor de texto, o Visual Studio é uma IDE, ou seja, um ambiente de desenvolvimento integrado. 

Nesse sentido, pode-se dizer que o Visual Studio é um pouco mais robusto e possui mais recursos. Entretanto, com a instalação de alguns plugins no VS Code é possível ter um ambiente tão completo quanto.

Além disso, uma outra diferença entre as ferramentas é que o VS Code é gratuito, enquanto o Visual Studio é pago.

Como instalar o Visual Studio Code?

Como você sabe, o VS Code é multiplataforma, uma vez que está disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux, não é mesmo? Sendo assim, é preciso aprender a instalar o editor em cada um deles!

Pré-requisitos para instalação

Os pré-requisitos necessários para a instalação do Visual Studio Code são poucos e fáceis de serem cumpridos.

Nesse caso, é preciso:

  • Ter um processador de pelo menos 1.6GHz e pelo menos 1GB de RAM.
  • No sistema operacional Windows, é necessário ter o Microsoft .NET Framework 4.5.2 instalado;
  • No sistema operacional Linux, é preciso ter pelo menos a versão 3.4.21 da GLIBCXX e a versão 2.15 da GLIBC instaladas.

Se você já está seguindo esses requisitos, então basta acessar o site do VS Code, realizar o download da ferramenta e conferir o passo a passo que preparamos para a instalação em cada um dos sistemas operacionais. 

Windows

Após o download da ferramenta, basta executar o instalador, seguindo as instruções e dando os comandos corretos.

Não se esqueça de marcar a opção “Add to path”, para que o editor fique disponível nas suas variáveis de ambiente.

Após o processo, basta abrir o VS Code e começar a utilizá-lo!

Linux (Ubuntu)

No Ubuntu, após realizar o download da ferramenta, você terá um arquivo chamado .deb, certo?

Então, abra o seu terminal, vá até a pasta na qual se encontra o arquivo mencionado e execute o comando: sudo apt install ./NOME_DO_ARQUIVO.deb

Após esse procedimento, o editor já estará instalado no seu computador!

Mac

Por fim, para instalar o Visual Studio Code no sistema Mac, realize o download e descompacte o arquivo .zip.

Assim, arraste o arquivo “Visual Studio Code.app” para a pasta “Applications”. Na sequência, a ferramenta já estará pronta para ser utilizada. Muito fácil, não é mesmo?

Quais as diferenças do Visual Studio Code para outros editores?

Existem muitos pontos que diferenciam o Visual Studio Code de outros editores de código-fonte, sendo a primeira e a principal delas o fato de ele ser gratuito.

Enquanto outras ferramentas, como o Sublime Text, só disponibilizam a versão gratuita para teste, sendo necessário comprar o programa para receber a sua licença de uso, o VS Code é totalmente grátis.

Além disso, uma outra diferença entre ele e alguns concorrentes é o fato de esse ser multiplataforma. Afinal, como já mencionamos ao longo deste conteúdo, o Visual Studio Code opera nos sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

E ainda não acabou! Outro aspecto que vale a pena ser mencionado é a idealização desse editor de texto pela Microsoft.

Isso porque, durante muitos anos, o navegador Internet Explorer (IE) sempre apresentou alguns problemas, que o tornava preterido pelos usuários e pelos próprios desenvolvedores.

Com o surgimento do VS Code, que é da mesma empresa do IE, foi possível, então, sanar muitos erros e redimir os atrasos do Internet Explorer. Isso, obviamente, contribuiu para o avanço desse navegador e para uma maior tranquilidade dos desenvolvedores. 

Quais as vantagens que o Visual Studio Code oferece aos programadores?

Se você chegou até aqui, é porque com certeza tem percebido ao longo deste conteúdo que o Visual Studio Code apresenta grandes diferenciais e oportunidades para o seu trabalho enquanto desenvolvedor, não é verdade?

Dessa forma, para que você possa visualizar da melhor forma como essa ferramenta pode impactar positivamente nas suas atividades de desenvolvimento de aplicações, listamos as principais vantagens desse editor de texto. Confira!

Leveza

Uma das razões de popularização do VS Code é o fato de ele ser um editor muito leve: possui menos de 100 MB! Isso o torna completamente acessível aos diversos tipos de computadores e não exige muito a capacidade do hardware.

Para o programador, isso significa não ter que possuir, obrigatoriamente, muita memória ou um potente hardware. Basta ter um processador de pelo menos 1.6GHz e pelo menos 1GB de RAM, como vimos nos pré-requisitos de instalação.

Open source

Ser um editor open source, ou seja, de código aberto, faz com que o Visual Studio Code possa ser aprimorado constantemente por sua comunidade ativa.

Isso aumenta as chances de ele apresentar sempre boas melhorias, além de você mesmo poder fazer as suas próprias alterações que julgar necessárias. Ou seja, não há qualquer rigidez quando o assunto são os aprimoramentos na ferramenta.

Gratuidade 

Sem dúvidas, a gratuidade da ferramenta é uma vantagem totalmente relevante para o profissional de TI. Isso porque os custos para se ter um bom editor de texto podem ser bem onerosos e pesar no bolso do especialista.

Com o VS Code, por outro lado, é possível usufruir de uma alta tecnologia e recursos completos, sem desembolsar qualquer valor para a realização do seu trabalho. 

Agilidade

Com todas as funcionalidades que o editor apresenta e que mencionamos no início deste conteúdo, como depuração de código diretamente do editor e IntelliSense, o serviço do programador se torna muito mais ágil.

Além da rapidez, esses recursos também reduzem significativamente as chances de o profissional cometer algum erro durante a escrita e gerenciamento do código. Isso porque eles contam com funções específicas para detectar possíveis bugs. 

Personalização

A possibilidade de personalizar o Visual Studio Code também é uma grande vantagem para o trabalho do profissional de TI. Afinal, com as extensões que a ferramenta oferece, é possível colocar o editor da forma mais ideal para o seu trabalho.

Nesse sentido, além de poder adequá-la ao seu modo, o desenvolvedor tem a oportunidade de trabalhar com mais facilidade e organização.

Precisa enviar ou receber pagamentos do exterior? Conheça as soluções da Remessa Online!

Conclusão 

Como vimos neste conteúdo, o Visual Studio Code consiste em um editor de código-fonte, ou simplesmente editor de texto, que auxilia os programadores na criação de um código de software.

Por suas diversas funcionalidades, recursos e por ser gratuito e multiplataforma, ele tem sido altamente aderido no mundo da Tecnologia de Informação pelos profissionais da área, desde iniciantes aos veteranos.

Portanto, se você é um programador e quer encontrar ferramentas que contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do seu trabalho, saiba que o Visual Studio Code é uma delas!

Assim, se aprofunde no conhecimento dessa e fique por dentro de todas as suas atualizações para que seja possível aprimorar as suas atividades e, é claro, conseguir boas oportunidades profissionais em companhias internacionais renomadas.

Related posts

Ripple: o que é, como comprar, cotação e mais!

F1 GP de Las Vegas 2024: horário, onde assistir e o campeonato de pilotos

Passo a passo de como fazer um inventário