As Web Stories são os “stories” em páginas da internet. Aprenda o que são e como potencializar suas visitas com elas lendo o nosso artigo!
Alcançar um público-alvo específico da melhor forma na internet é a principal e mais difícil missão de um criador de conteúdo. Afinal, se adaptar a tendências e formatos mais consumidos do momento requer atenção ao detalhe, estratégia, planejamento e ação. As Web Stories são um ótimo exemplar disso.
Neste artigo, você vai saber o que são as Web Stories, como criar, suas dinâmicas e de que forma adaptá-las ao seu público!
Web Stories são um tipo de conteúdo na Web que ocupa toda a tela e é muito visual. Trata-se de um formato semelhante aos stories do Instagram, em que você pode interagir com toque ou deslize pela tela. Você pode encontrá-las na Pesquisa Google e no Discover, pois o Google as suporta.
As Web Stories permitem a mistura de áudio, vídeo, imagens, texto e animações enquanto criam uma verdadeira experiência de dinamismo de consumo.
Os conteúdos das Web Stories são apresentados em tela cheia, com interação por toque, podendo tocar ou deslizar. Elas aparecem nos resultados de pesquisa do Google e na seção de Discover.
O Google for Creators disponibiliza ferramentas de edição de Stories para começar a criar as suas Web Stories. Você também pode usar o plugin desenvolvido pelo Google para WordPress, que é o mais comum entre os usuários.
As Web Stories nada mais são que histórias que o leitor tem acesso pela internet. Por isso, transmita o seu conteúdo com base em um storytelling leve, informativo e completo. Não esqueça de dar o contexto essencial.
Reduza o número de caracteres o máximo possível das suas Web Stories, transmitindo a sua ideia com um conteúdo completo. Afinal, seus usuários buscam informação, mas a querem com rapidez.
Para isso, crie textos com, no máximo, 280 caracteres por página. Lembre-se de combiná-los com as imagens utilizadas. Você também pode usar de 1 a 2 frases por slide, com fonte de tamanho 24 nas legendas. Construa títulos de até 90 caracteres e não use o texto como imagem.
Pessoas se conectam com pessoas. Ouvir histórias que venham de uma perspectiva humana é o segredo para criar Web Stories que se conectem com a audiência.
Os vídeos precisam ter, no máximo, 15 segundos e serem gravados na vertical, com a proporção 9:16. Não se esqueça de legendá-los, pois muita gente não consegue ouvir o áudio por estar em local público ou por ter deficiência auditiva.
Quem não quer uma audiência engajada? Ela ajuda na melhora dos números de visitação e autoridade do seu site na web. O uso de elementos interativos nas Web Stories, por sua vez, auxiliam no engajamento dessa audiência.
Para ter sucesso nessa estratégia, adicione enquetes, caixas de perguntas, botões e links. Não se esqueça das chamadas para a ação (CTAs) e abuse das gravações de vídeos. Ao utilizar animações, atente-se àquelas que combinam com a identidade visual do seu negócio.
Para melhorar a visibilidade das suas Web Stories no Google e no Discover, invista em SEO. Ofereça conteúdo original, informativo e de qualidade, adicione texto alternativo nas imagens, valide as Web Stories usando a ferramenta AMP para corrigir erros no código e informe os metadados ao Google para um destaque adequado nos resultados de pesquisa. Verifique se os metadados das suas Web Stories estão configurados corretamente.
As Web Stories são fáceis de consumir rapidamente e se encaixam de forma natural no dia a dia do usuário, sem ser intrusiva ou repetitiva em sua experiência de visualização. Elas também permitem monetização e interatividade. Além disso, oferece liberdade de criação, possibilidade de monitoramento e é de fácil indexação.
Diversos profissionais de marketing e de produção de conteúdo acreditam que essa é uma ótima ferramenta, já que as Web Stories são criativas, funcionais e livres.
Veja 5 vantagens de usar as Web Stories!
Você pode criar Web Stories monetizáveis para gerar receitas como se fossem anúncios publicados no seu site. Isso pode ser feito com divulgação de links de marketing de afiliados ou venda direta em anúncios. O criador de conteúdo pode controlar todos os anúncios veiculados e, assim, receber o valor gerado com a receita. Para atender à demanda, o Google criou uma ferramenta que programa anúncios pelo AdManager e AdSense.
É possível inserir enquetes, questionários e outros stickers interativos nas Web Stories. Assim, os usuários podem interagir com você por meio dos seus conteúdos, gerando mais engajamento à sua página.
O Google não assume os direitos sobre o conteúdo criado nas Web Stories, ou seja, os direitos autorais são completamente do produtor que as criou. Além disso, você tem total liberdade de criar o design que deseja — o Google só tem pequenas restrições que não vão influenciar muito na sua maneira de criar conteúdo.
Um dos grandes diferenciais das Web Stories é que elas não têm data de expiração, ou seja, podem ficar postadas durante quanto tempo o autor desejar.
Assim como qualquer site, as Web Stories também podem ser analisadas pelo Google Analytics. Dessa forma, você pode fazer análise de métricas e interações, além de conferir o engajamento dos usuários com as Web Stories.
Com esses dados, é possível adaptar o conteúdo para o comportamento do consumidor, o que culminará em estratégias mais assertivas e com maiores resultados.
Uma preocupação comum para administradores de sites é garantir que o conteúdo seja compatível com diferentes dispositivos. As Web Stories são automaticamente adaptadas para serem visualizadas de forma ideal em desktops e celulares, por meio da plataforma Accelerated Mobile Pages (AMP) do Google.
Essa capacidade de adaptação é importante para melhorar a classificação nas pesquisas, tornando o uso das Web Stories como um canal de divulgação ainda mais vantajoso.
As Web Stories permitem a mistura de áudio, vídeo, imagens, texto e animações para criar uma verdadeira experiência de dinamismo de consumo por tempo ilimitado. Além disso, oferece vantagens como possibilidade de monetização, fácil interatividade, ausência de restrições de conteúdo e monitoramento pelo Google Analytics.
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Web Stories são um tipo de conteúdo na Web que ocupa toda a tela e é muito visual. Trata-se de um formato semelhante aos stories do Instagram, em que você pode interagir com toque ou deslize pela tela. Você pode encontrá-las na Pesquisa Google e no Discover, pois o Google as suporta.
O Google for Creators disponibiliza ferramentas de edição de Stories para começar a criar as suas Web Stories. Você também pode usar o plugin desenvolvido pelo Google para WordPress, que é o mais comum entre os usuários.
Os conteúdos das Web Stories são apresentados em tela cheia, com interação por toque, podendo tocar ou deslizar. Elas aparecem nos resultados de pesquisa do Google e na seção de Discover.
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