A maneira mais comum e prática de sacar dinheiro no Japão é através de caixas eletrônicos, que podem ser encontrados em bancos, estações de trem, lojas de conveniência e outros locais públicos do país.
1. Encontre um caixa eletrônico em bancos, lojas de conveniência (7-Eleven, Lawson, FamilyMart) ou grandes lojas de departamentos. 2. Insira seu cartão de débito ou crédito no caixa eletrônico. 3. Selecione o idioma de sua preferência. 4. Selecione “Withdrawal” (Saque). 5. Selecione “Savings” (Poupança) ou “Checking” (Corrente). 6. Insira o valor que deseja sacar. 7. Confirme a operação. 8. Pegue o dinheiro, o recibo e seu cartão.
As taxas para sacar dinheiro no Japão variam de acordo com a instituição bancária, tipo de conta e o cartão utilizado para a transação. Veja as principais tarifas aplicadas:
A taxa de saque com cartão japonês costuma ser mais alta quando a transação é feita em caixas eletrônicos do Japan Post Bank, durante os horários de pico e nos fins de semana, por exemplo.
Também há bancos no Japão que não cobram taxas para saques efetuados na sua própria rede de ATMs. Por isso, é importante conferir a estrutura de tarifas da instituição antes de realizar qualquer operação financeira.
As redes de caixas eletrônicos internacionais no Japão aplicam uma taxa fixa por saque realizado. O valor exato costuma variar de acordo com o ATM e a quantia do saque.
Ao sacar dinheiro no Japão com um cartão do Brasil, é aplicada uma taxa de câmbio na conversão de moedas. A maioria das emissoras de cartão costuma utilizar o câmbio turismo, que é o mais caro, e pode adicionar uma margem de lucro sobre o valor.
Além das taxas cobradas pelo caixa eletrônico e pela conversão de moeda, o próprio banco emissor do cartão pode aplicar taxas administrativas adicionais por saques realizados no exterior.
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma alíquota federal aplicada sobre todas as operações de câmbio no exterior, incluindo saques em caixas eletrônicos. Atualmente, essa taxa corresponde a 4,38% do valor da transação.
O Banco do Brasil e o HSBC são os dois principais bancos brasileiros que operam no Japão. Cada um deles oferece uma grande variedade de serviços financeiros para clientes individuais e corporativos.
Para enviar dinheiro para sacar no Japão você pode usar serviços especializados, como a Conta Global da Remessa Online.
Precisa enviar dinheiro para parentes ou uma conta sua no exterior?
Taxas até 8 vezes menores que os bancos*