Na hora de ter um negócio, é fundamental pensar em meios de comunicação com os clientes. Uma das alternativas mais eficientes é o WhatsApp Business, a versão empresarial do aplicativo de mensagens.
Ele funciona de maneira muito semelhante ao WhatsApp para pessoas físicas. No entanto, tem recursos específicos, que ajudam a fortalecer as estratégias de qualquer negócio. Dessa forma, pode ser uma das ferramentas de marketing utilizadas, tanto para atrair clientes quanto para retê-los e fidelizá-los.
Então, que tal entender melhor como a versão business do WhatsApp funciona? Confira os detalhes e saiba como a sua empresa pode se beneficiar.
O WhatsApp Business funciona como um aplicativo de mensagens para uso de pequenas empresas. Disponível para Android e iOS, tem como foco a interação com os leads, a fim de atraí-los, retê-los e fidelizá-los. Para isso, conta com recursos específicos para as empresas, como ferramentas de automação, classificação e resposta rápida. Além disso, ele tem todas as funções oferecidas na versão do app para pessoas físicas.
A partir de seus recursos, o WhatsApp Business trouxe melhorias na comunicação entre marcas e clientes. Muito desse resultado é derivado de suas funcionalidades específicas para empresas.
A diferença do WhatsApp normal para o Business reside na identificação da conta comercial na versão de negócios do aplicativo. Assim, o cliente pode ver e-mail, site, endereço e outras informações da companhia. Além disso, oferece recursos para responder, automatizar e classificar mensagens. Isso contribui para o reconhecimento de marca e até para o digital branding.
De toda forma, os outros recursos são iguais e buscam aumentar a proximidade entre as pessoas e as marcas. A exemplo do WhatsApp Pay, que pode ser utilizado tanto na versão normal quanto na empresarial do app para fazer pagamentos diretamente para os contatos.
Assim, os recursos oferecidos permitem ter uma estratégia mais fortalecida, que pode até contribuir com o growth marketing. Isso porque as informações geradas permitem tomar melhores decisões e criar processos mais bem estruturados para o seu negócio.
Ainda é possível utilizar um chatbot por meio da API do WhatsApp Business. Assim, você consegue automatizar o atendimento e o processo de vendas, além de ter mais chance de engajamento.
É possível ter o WhatsApp normal e o Business no mesmo celular se tiver acesso a duas linhas telefônicas. Isso porque é preciso ter um número de telefone específico para cada uma das versões do aplicativo. Afinal, é impossível utilizar um mesmo número para uma conta regular e uma empresarial.
Ao usar no mesmo celular, a versão empresarial ficará marcada com a sigla “WA Business”. Portanto, é totalmente separado e o que você fizer em um app não trará reflexos no outro.
Assim, a configuração também pode ser diferente. Por exemplo, na versão empresarial é possível retirar a marcação de leitura e entrega e manter esses recursos ativos no aplicativo para pessoa física.
A versão do WhatsApp para empresas pode ser acessada por até 5 dispositivos. Eles são 1 celular e 4 computadores, por meio da versão web. Vale a pena reforçar que há riscos de visualização de mensagens via desktop, já que o app permanece conectado.
O WhatsApp Business não tem integração com sistemas de CRM. Logo, dados e informações podem ser perdidos, pois todos os elementos ficam isolados no aparelho físico. Além disso, a comunicação pode ficar prejudicada, já que não se tem acesso a hábitos, preferências e interesses do cliente em produtos e serviços.
Não é possível incluir processos de automação externos ao aplicativo do WhatsApp Business, como sistemas de API. Então, para conseguir usar um bot, por exemplo, é necessário programar o chatbot do próprio app. Você também pode utilizar um API na plataforma do WhatsApp Business, destinada para médias e grandes empresas.
O aplicativo do WhatsApp Business permite enviar mensagens somente para 256 usuários, no máximo, via lista de transmissão. Isso dificulta o envio de avisos de promoções e disparos de mensagens. Caso essa regra seja infringida, o número vinculado à ferramenta pode ser bloqueado.
O uso do WhatsApp Business pode infringir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), quando armazena os dados dos clientes no celular associado à empresa. A LGPD exige que as empresas façam um tratamento eficiente dessas informações.
Portanto, quando as regras não são seguidas, as companhias podem ser multadas e até mesmo ter a conta bloqueada. Afinal, as informações ficam armazenadas no celular e podem ter uma finalidade diferente daquela prevista pela legislação.
A centralização de informações úteis da sua empresa, como e-mail, site e endereço, são um diferencial. Assim, os clientes não precisam sair do WhatsApp para obter esses dados.
A versão business do WhatsApp permite centralizar a comunicação com os clientes. Isso facilita o contato, mesmo sem um CRM.
Apesar de ter limitação na automação, o WA Business permite criar algumas mensagens automáticas, como as de saudação e ausência. Assim, você reforça o seu horário de atendimento, inicia um contato etc.
No app da versão empresarial, você pode apresentar seus produtos ou serviços em um catálogo. Ali, é possível colocar imagens, nome e preço do que está sendo vendido, assim como em uma vitrine virtual.
As etiquetas permitem separar os contatos por categorias para segmentar o público e organizar os processos. Assim, você consegue saber o que o cliente gosta, o tipo de produto ou serviço consumido etc.
No menu “Estatísticas”, é possível ver quantas mensagens foram entregues, enviadas, recebidas e lidas. Isso permite analisar se a comunicação está sendo eficiente, se existem gargalos e se é preciso fazer melhorias.
Os vários dados coletados pelo WhatsApp Business podem ser acessados com facilidade. Além disso, o cliente consegue saber tudo o que precisa para ser atendido pela empresa, sem ter que recorrer a outros canais de comunicação.
Dessa forma, você sabe quem pode entrar em uma lista de transmissão do WA Business, caso queira fazer isso.
O custo do WhatsApp Business é zero. Ou seja, o aplicativo é gratuito. Isso porque ele é voltado para os pequenos negócios. Assim, você pode executar todas as funções disponíveis sem pagar nada.
Você perde as conversas quando muda para o WhatsApp Business se não salvar as informações. Nesse caso, é preciso fazer um backup da conta do WhatsApp Messenger para não perder os dados do histórico de conversas.
Para mudar para o WhatsApp Business, atualize o WhatsApp Messenger e baixe a versão empresarial, disponível para Android e iOS. Abra o novo app e aceite os Termos de Serviço, clicando em “Concordar e continuar”.
Com todas essas informações, você já pode começar a usar o WhatsApp Business. Dessa forma, tem a chance de entrar em contato com os seus clientes de maneira rápida e prática, onde quer que eles estejam.
Então, que tal ver mais informações relevantes para o seu negócio? Siga a Remessa Online nas redes sociais: Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e YouTube.
A diferença do WhatsApp normal para o Business é a conta comercial. Ela contém vários dados da empresa, como nome, endereço e e-mail. Isso facilita o reconhecimento por parte do usuário. Ao mesmo tempo, a versão empresarial do aplicativo permite um contato mais próximo entre marca e clientes.
O WhatsApp for Business é a versão empresarial do app de mensagens instantâneas. Ele permite fazer as mesmas funções, como enviar fotos, mensagens e vídeos e fazer pagamentos. No entanto, tem recursos extras, por exemplo, as informações do perfil comercial e as etiquetas para categorização.
Sim, tem como ter WhatsApp normal e Business no mesmo celular, desde que use dois chips com números diferentes. Isso porque a versão empresarial do app está vinculada a um número. Portanto, é preciso contar com um segundo número para usar o Messenger no mesmo aparelho.
O valor do WhatsApp Business é zero, porque o app é gratuito. Apenas se cobra pelo uso da Plataforma do WhatsApp Business, que é uma segunda versão empresarial do aplicativo. Ele tem recursos diferenciados, como a integração com CRMs e chatbots. Por isso, é cobrado USD 0,05 por conversa que a empresa inicia e USD 0,030 quando o cliente começa.
Entenda o novo recurso da Uber que permite aos motoristas bloquear passageiros indesejados, lançado estrategicamente…
Descubra como identificar rapidamente os sintomas da dengue e saiba como agir para prevenir complicações…
Precisa de uma mensagem de reflexão para vida? Veja nossa lista de frases e escolha…
O dólar hoje abriu esta quinta-feira (20) em R$5,7214, após ter atingido a mínima de…
A Apple divulgou os valores e todos os detalhes sobre as características do novo iPhone…
NFL confirma mais um jogo no Brasil em 2025. Los Angeles Chargers será o mandante…